Você sabe quais são os melhores queijos para fazer fondue?

Mesa com fondue de queijo e aperitivos

Fondue de queijo é um prato quente de origem suíça. O termo significa queijo fundido, e sua receita, conhecida há séculos, parece ficar cada vez melhor e não dita regras. Para preparar uma fondue, não existem queijos que não possam ser usados. O preparo pode ser feito com o produto preferido ou incluir diversos tipos, o que chamamos de “blend”.

Apesar disso, existem queijos mais indicados que, de certa forma, combinam mais com a fondue. De forma geral, são aqueles furadinhos com pequenos buracos conhecidos como olhaduras. Para facilitar a sua escolha, listamos os melhores queijos para compor o prato. Confira:

  • Cheddar: queijo inglês suave com cor amarelada e consistência farinhosa.
  • Mozarela: italiano e levemente ácido, sendo mais indicado para preparar fondues à base de leite.
  • Provolone: também italiano, possui casca dura e um sabor adocicado quando está fresco. Nas fondues, é perfeito misturado com o queijo Emmental.
  • Emmental: suíço e com alta consistência, esse tipo garante sabor suave com um gosto parecido com avelã.
  • Gouda: cremoso e macio, o Gouda derrete facilmente e pode ser misturado de forma harmônica com os outros ingredientes da fondue.

Além das opções de queijos, o prato pode ser preparado com uma massa já pronta própria para a preparação da fondue e é aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou réchaud. Nessas ou em outras fontes de calor pouco intenso, as pessoas se servem diretamente.

Na nossa área de produtos, você encontra os tipos de queijos citados e pode ir às compras já tendo em mente o ideal para a sua fondue. Aproveite!