Intolerantes a lactose podem comer queijo?

Mesa com fatias de queijo mussarela

Quem tem intolerância a lactose sabe como é o desconforto que vem depois de comer um alimento com leite. Mas isso não significa que os amantes de queijo precisam ficar sem ter o prazer de saborear esses e outros derivados do leite.

A cada dia que passa, mais pessoas procuram por produtos sem lactose, inclusive veganos e outras que optam por uma alimentação mais saudável. Hoje, as possibilidades que o mercado oferece são de dar água na boca!

Você sabe por que algumas pessoas não podem consumir leite animal, e como as indústrias de laticínios criaram alternativas para isso? Confira a seguir.

O que é a intolerância a lactose

Diferente da alergia ao leite, que é quando o sistema imunológico reage à proteína desse alimento, a intolerância está relacionada ao sistema digestivo. Isso significa que as pessoas que têm essa doença não conseguem digerir a lactose, um açúcar (carboidrato) presente no leite animal.

Isso acontece pela deficiência da enzima lactase, responsável por essa função. Como consequência o corpo reage com sintomas gastrointestinais que trazem muito desconforto e até outras complicações.

Foi então que surgiram algumas alternativas para a produção de queijos e outros derivados do leite com zero lactose.

Como são fabricados produtos sem lactose

Existem algumas formas de se produzir leites e derivados sem lactose. Uma delas é a adição da enzima no próprio leite, para que esse açúcar seja quebrado em duas substâncias, glicose e galactose, o que evita os sintomas da intolerância.

A outra forma é a utilização de leites vegetais, derivados do coco, amêndoas, arroz, soja, aveia, inhame e castanha de caju, por exemplo. Apesar do leite ser uma importante fonte de cálcio, esse mineral pode ser reposto através de outros alimentos.

Seja criativo nas receitas

Com essas alternativas, tanto as pessoas com intolerância a lactose, quanto veganos ou aqueles que seguem dietas saudáveis podem ter muita fartura na mesa. Os queijos e outros derivados do leite, mesmo sem lactose, continuam sendo saborosos e encaixam nas mais diversas receitas. Como tudo na cozinha, o segredo é a criatividade e a qualidade do alimento que você usa.

Para saber se um produto contém ou não lactose, basta conferir o rótulo da embalagem.

 

Quer algumas dicas de pratos deliciosos para fazer com diversos tipos de laticínios? Confira nosso caderno de receitas.