Confira algumas curiosidades sobre o queijo

Mesa com diferentes tipos de queijo

Os queijos são uma delícia e cercados por curiosidades. Conheça algumas e se apaixone ainda mais por essas especiarias.

Estudos mostram que a produção de queijo é muito antiga e que teria surgido cerca de 12.000 a. C., mas as referências apontam a data de 3.000 a. C.

leite de búfala é mais branco e nutritivo se comparado ao leite de vaca. Atualmente, esse tipo de queijo é indicado em dietas para emagrecimento e para manutenção de uma boa alimentação.

parmesão surgiu em Parma, uma cidade da Itália (por isso a referência do nome). Para adquirir seu aspecto e sua textura, ele pode ficar até dois anos maturando. Outro tipo que fica maturando por muito tempo é o queijo grana. Ele pode ficar quatro anos nesse processo. No Brasil, o parmesão ralado é muito popular. É utilizado em muitas receitas, principalmente nas massas.

gouda é um queijo que surgiu na cidade de Gouda, na Holanda. Daí a referência do nome. O brie, originado da França, recebeu esse nome por causa da província de Brie. E o nome gruière vem da cidade de Gruyères, na Suíça. Esse tipo é duro, um pouco salgado e picante, muito usado para fondues.

cheddar é um queijo de origem inglesa. Surgiu no condado de Somerset. É muito utilizado em receitas, hambúrgueres e massas. Já o catupiry (que, na verdade, é um tipo de requeijão) foi criado no Brasil por um casal de imigrantes italianos, em 1911, em Lambari, Minas Gerais. A palavra catupiry significa “excelente” e tem origem tupi-guarani.

A ricota, que não é exatamente um queijo, mas um tipo de derivado do queijo produzido a partir do soro do leite de vaca, é de origem italiana. Para obter a textura final, é necessário ferver o soro para que a parte sólida suba até a superfície.

O petit suisse é um tipo de queijo utilizado em produtos como Danoninho e Chambinho. Ele surgiu na região da Normandia, na França, e o nome é devido a uma versão de um queijo cremoso produzido desde a Idade Média, na Suíça.

Fique ligado em nosso blog. Em breve, mais notícias e curiosidades sobre queijos.